domingo, 14 de novembro de 2010

O que ingerir antes e depois da atividade física?


Olá!!

Para praticantes de atividade física, uma boa alimentação é essencial. Ela garante o fornecimento de nutrientes necessários para garantir um ótimo desempenho durante o exercício e uma ótima recuperação após o exercício. 
Muitos perguntam: mas qual é a importância dessa recuperação no pós treino? 
Uma alimentação balanceada e o descanso são essenciais para recuperar as reservas de nutrientes utilizadas durante o exercício, garantindo assim a melhora da performance e da capacidade de endurance nos próximos treinos.

Recomendações para o pré-treino: 
- Uma fonte de carboidrato integral (pão, biscoito, bolacha, arroz), que contêm fibras, prolongando a liberação de glicose no sangue e garantindo, dessa forma, um fornecimento de energia ao longo do exercício, ou carboidratos complexos, como batata, mandioca, mandioquinha, batata doce.
- Uma fonte de proteína, que pode ser carnes (preferencialmente as carnes brancas, como peixe ou frango), proteína de soja ou algum alimento do grupo do leite e derivados.

Recomendações para o pós-treino (de 30 minutos a 1 hora no máximo): 
- Uma fonte de carboidrato simples (pão, biscoito, bolacha, arroz), que são facilmente digeridos, fornecendo energia e recuperando as reservas que foram utilizadas durante o exercício.
- Uma fonte de proteína, a fim de recuperar as fibras musculares lesionadas durante o exercício.

Não esqueçam de ingerir sempre bastante água antes, durante e depois do exercício, a qual é essencial para repor os líquidos perdidos e muitas frutas, a fim de recuperar todos os minerais e vitaminas perdidos durante a atividade física.

Um abraço e bom treino!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

As vantagens do acompanhamento nutricional para praticantes de atividade física

      Estudos científicos vêm demonstrando que a performance e desempenho de atletas e desportistas podem ser beneficiadas com a modificação dietética. Por meio de orientações específicas e individualizadas, é possível preparar o organismo para o esforço com o fornecimento dos nutrientes necessários, otimizando o rendimento na atividade física.
   Outra vantagem observada e demonstrada é que a alimentação orientada auxilia também em aspectos de saúde, como perda de peso e ganho ótimo de massa magra, além de auxiliarem também em aspectos estéticos, como na redução do acúmulo de radicais livres (produzidos em grande quantidade durante e após a atividade física), prevenindo, dessa forma, o envelhecimento cutâneo precoce, diversas doenças como hipertensão, problemas cardiovasculares, diabetes e até mesmo o câncer.
   Alie sempre uma alimentação equilibrada e individualizada à prática de exercícios físicos!

domingo, 7 de novembro de 2010

Alimentos integrais: além de tudo, são termogênicos!

    Termogênese nada mais é do que a energia que o corpo gasta para digerir os alimentos que foram ingeridos. 
    Sabemos que alguns alimentos são mais termogênicos que outros, ou seja: apresentam uma maior dificuldade em serem digeridos pelo organismo, fazendo com que este consuma maior quantidade de energia para realizar a digestão.
    Um estudo realizado neste ano observou a relação entre a termogênese de alimentos processados (pães, bolachas, biscoitos e torradas feitos com farinha de trigo branca, refinada) e alimentos integrais, e adivinhem só o que concluíram? Os alimentos integrais, além de possuírem um alto teor de fibras, vitaminas e minerais, são mais termogênicos do que os processados, ou seja, gastamos muito mais energia para digeri-los!
    Para quem está interessado em perder algumas calorias extras SEM perder a saúde, está aí uma otima dica!

Referências:

BARR, S.B.; WRIGHT, J.C. Postprandial energy expenditure in whole-food and processed-food meals: implications for daily energy expenditure. Food and Nutrition Research, v.54, p.5144, 2010.
WESTERTERP, K.R. Diet induced thermogenesis. Nutr Metab., v.1, p.5, 2004.