Como fazer uma boa escolha de água mineral
Muitos pensam que para escolher uma boa água mineral, deve-se atentar somente na quantidade de sódio. Além de tal informação é também muito importante analisar o pH dessa água.
Mas afinal, o que é pH?
O pH é um índice que indica a acidez, alcalinidade ou neutralidade de um meio qualquer. Considera-se:
- ácido: um pH menor que 7
- básico (ou alcalino): um pH maior que 7
- neutro: um pH = 7.
E qual o pH ideal da água mineral?
O pH da água deve ser ALCALINO, ou seja, no mínimo acima de 7, acompanhando o valor do pH do nosso sangue (7,3 a 7,4).
Quais os benefícios da escolha de uma água alcalina?
A água alcalina garante o bom funcionamento de todas as reações do nosso corpo, já que não desequilibra o pH do mesmo. Bebidas como os refrigerantes, tem um pH de 2,5 (muito ácido), o qual altera o pH sanguíneo e pode contribuir para o aparecimento de diversas doenças, como osteoporose, fadiga, dores articulares e musculares e reduzir também o bom funcionamento do sistema imunológico, do rim, e diversos outros órgãos. Um pH baixo (ou ácido) é mais favorável para o desenvolvimento de células tumorais também!
Como devemos beber em torno de 2 litros de água por dia, vale buscar sempre uma água com um teor menor de sódio e maior valor de pH (água alcalina!).
Para atleta ou quem pratica muitas horas de exercício por dia, a preocupação com o pH e quantidade de sódio deve ser REDOBRADA, já que necessitam tomar muito mais água do quem indivíduos sedentários.
OBSERVAÇÃO: águas COM gás são sempre mais ácidas!! Tome sempre água SEM gás!
Um abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário