Cada vez mais os especialistas indicam uma alimentação saudável para a prevenção e tratamento da acne. As alterações hormonais são as principais responsáveis pelo aumento das glândulas sebáceas, causadoras da acne. Os hormônios andrógenos aumentam a atividade das glândulas sebáceas, sendo seus níveis bem maiores em homens que em mulheres. As mulheres que apresentam acne possuem características de hiperandrogenismo.
Nesse sentido, torna-se interessante os alimentos fonte de isoflavonas como a soja e seus derivados. Outro fator importante é estabelecer uma dieta com alimentos que combatam a produção de radicais livres. Para tanto, a conduta nutricional na prevenção e tratamento da acne deve contemplar a inclusão de nutrientes antioxidantes. É importante a vitamina C (frutas cítricas, mamão, goiaba, salsinha, pimentão) , beta caroteno (frutas e legumes amarelo alaranjados e vitamina E (óleos vegetais, castanhas e nozes) cereais integrais, peixes, entre outros. Quanto aos fatores nutricionais, é importante observar a adequada ingestão dos ácidos graxos essenciais para o organismo humano: o ácido linoleico (ômega-6) e o ácido alfa-linoléico (ômega-3). Deve haver um equilíbrio entre os dois ácidos, o alto consumo do ômega-6 em detrimento do ômega-3, pode levar ao aparecimento da acne.
É indispensável a orientação e o acompanhamento de um nutricionista para avaliar e elaborar um plano alimentar de acordo com cada caso.
Fonte:
VP Consultoria Nutricional
www.vponline.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário