Um estudo feito na Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC/USP) constatou que alimentos cozidos em panelas de alumínio podem absorver metais durante o cozimento e afetar a saúde. No caso, o metal que foi observado maior quantidade foi o próprio alumínio, que em grandes quantidades pode causar inflamações, cefaléia, constipação, fadiga, náuseas, prejudicar os pulmões e pode estar relacionado também com o aparecimento do mal de Alzheimer. Também foi observado que na presença de sal na água ou caldo a ser cozido, a transferência de alumínio era potencializada, ou seja, ocorria em maior proporção.
E as panelas de aço inox?
A tranferência de alumínio para os alimentos é praticamente a mesma quando as panelas são feitas deste metal ou de aço inox. Porém, o aço inox tem algumas vantagens: nele foi encontrada a única concentração de cromo detectada pela pesquisa e as maiores quantidades de ferro, minerais importantes para a nossa saúde.
E as de teflon?
Não foi observada grandes transferências de alumínio em panelas de teflon, já que a película de teflon minimiza a transferência de metais para o alimento.
Conclusão:
Na hora de cozinhar, prefira panelas de Teflon, que além de não contaminarem os alimentos, contribuem para uma menor utilização de óleos e gorduras nas preparações, já que possuem uma camada anti-aderente.
Ao cozinhar um alimento, procure adicionar o sal em última instância, para que haja menor transferência de alumínio para o mesmo, contribuindo para uma menor contaminação.
Um abraço!